Tartaruga de 100 anos teve 800 filhos e conseguiu salvar a sua espécie de extinção

Você já ouviu falar que por conta do aquecimento global e das caças demasiadas em florestas tem ocorrido a extinção de diversas espécies de animais? Bem, isso está acontecendo e é necessário tomar diversas medidas para que vários animais não sumam do planeta, ou melhor, não entrem em extinção.

Diante dessa situação, temos uma excelente notícia: Diego, uma tartaruga de 100 anos, conseguiu dar à luz a 800 filhotinhos, salvando a sua espécie de extinção. Vale ressaltar que antes desse feito, havia apenas 2 machos e 12 fêmeas no arquipélago de Galápagos.


Todos os filhos da tartaruga de 100 anos estão muito bem de saúde!

Todos os filhotinhos de tartaruga estão se desenvolvendo bem e crescendo para dar continuidade à espécie da tartaruga. Isso proporcionou esperanças para todos os profissionais da área da biologia.




Os biólogos contam que Diego é um reprodutor masculino bastante ativo e isso ajudou a diminuir as chances de que a sua espécie ficasse em extinção. Assim o animal conseguiu repovoar toda a ilha. 

Diego faz parte da espécie Chelonoidis Hoodensis, chamada de tartaruga-galápagos-de-pinta, que só pode ser encontrada da Ilha de Española, no Equador. Esse lugar foi um dos locais de estudos de Darwin, quando ele desenvolveu a pesquisa sobre a evolução dos animais.



No final do período da década de 60, existiam poucas tartarugas dessa espécie na região. Após a chegada de Diego – que vive em um centro de reprodução com 06 tartarugas fêmeas – 800 pequenas tartarugas nasceram e estão crescendo de forma saudável.




Na ilha ainda existem 3 machos que são os responsáveis por repovoar a ilha com a sua espécie. Porém, somente Diego conseguiu o grande feito de ter 200 filhotes.

Diego não vivia na ilha porque provavelmente foi levado do local por expedições científicas. Por isso, a tartaruga foi encontrada nos Estados Unidos e novamente levada para a Ilha de Española. Tudo isso ocorreu no ano de 1976, quando foi criado o programa de reprodução de tartarugas em cativeiros. 



Os resultados gerados por Diego foram surpreendentes e até mesmo os mais otimistas dos pesquisadores ficaram espantados com a grande capacidade de reprodução de Diego.

Diego é pai da maior parte das tartarugas jovens da ilha! 

Após estudos e análises genéticas, pesquisadores chegaram à conclusão que Diego é pai de 40% das tartarugas mais novas que vivem na Ilha de Española. Assim podemos afirmar que a tartaruga de 100 anos é a grande precursora de sua espécie.



Biólogos afirmam que mais de 5.000 tartarugas da mesma espécie de Diego vivam na Ilha e que o caminho ainda é longo para conseguir repovoá-la da mesma forma que antes. Mas, os resultados têm sido ótimos e suficientes para diminuir as chances de ocorrer a extinção da espécie de tartarugas.



E aí, você gostou do nosso post de hoje? Para saber mais informações sobre o mundo animal, continue acompanhando o blog! Nele há diversas dicas e informações exclusivas sobre os animais!


Fonte: jornalciencia

Postar um comentário

0 Comentários