Pessoas que viajarem e deixarem os seus animais de estimação sozinhos em casa pode responder por abandono

Neste período do ano de festividades – como ano novo e natal -, as pessoas costumam viajar para outros lugares, e por isso os casos de abandono de animal tendem a aumentar bastante.



Isso porque muitas vezes os donos dos animais viajam, deixam os animaizinhos em casa e acabam os abandonando, sem proporcionar o cuidado necessário para o que animal sobreviva, ou melhor, sem dar alimento e carinho, por exemplo.




Por isso, neste período o número de denúncias de abandono animal apresenta um grande aumento. E é sempre bom lembrar: qualquer pessoa pode fazer a denúncia, pois basta ligar para o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) ou para o DECAT (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista).


Após a denúncia e a constatação que houve o problema de abandono, os donos dos animais podem ser obrigados a pagar uma multa ou podem até mesmo perder os animais, pois os pets são levados para um lugar de assistência aos animais.

Normas da legislação do abandono de animal 

De acordo com Ana Paula Nogueira, a médica veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, já se pode considerar abandono animal quando os animais são deixados sozinhos dentro de casa por um período de três a quatro dias, por mais que os donos dos animais tenham deixado comida para os pets. 


Não se considera abandono animal quando o dono do cachorro, por exemplo, sair para trabalhar ou para estudar. Mas vale lembrar: não se pode deixar o animal sozinho por muito tempo dentro de casa, pois é necessário proporcionar cuidado animal! 

Além disso, não há nenhuma legislação que determina que o animal precisa sempre ficar na presença de uma pessoa, como uma criança necessita de assistência, por exemplo. O caso de abandono de animal ocorre quando o pet não tem assistência para sobreviver durante o período no qual fica sozinho.

Isso porque o cachorro, por exemplo, precisa receber carinho do seu dono, ter comida, passear e fazer várias atividades para que se sinta feliz no seu dia a dia.

Como ocorre a denúncia de abandono de animal? 


Após a realização da denúncia, os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses tentam encontrar o proprietário do animal e agendar uma visita em sua propriedade para observar a situação a qual o animal se encontra. 


Quando se constata a situação de abandono animal, os donos dos animais recebem algumas orientações por escrito e um prazo para que a situação de abandono seja resolvida. O tempo para a resolução do abandono animal pode variar, de acordo com a situação. 


Conforme a médica veterinária Ana Paula Nogueira, os problemas relacionados à falta de cuidado animal se resolvem apenas com orientações, já que muitas pessoas não sabem que estão tendo atitudes erradas.

Porém, quando os problemas não são resolvidos após a notificação de abandono animal, os donos dos animais recebem uma notificação de infração e a polícia procura investigar o caso a fim de resolvê-lo. 


E aí, gostou do nosso post de hoje sobre cuidado animal e informações sobre a legislação de abandono animal? Para saber mais informações sobre esse assunto, continue acompanhando o nosso blog!

Postar um comentário

0 Comentários