As preferências felinas mais adoradas

 O que traz felicidade a um gato?

Demonstrar afeto por trás da orelha, coçar o nariz, brincar de perseguir uma bolinha, mas apenas se for de papel. Cada gato tem sua própria personalidade, embora existam semelhanças entre eles. Como, então, podemos estabelecer um guia para a felicidade felina?

Em geral, os gatos gostam de três coisas: comer, dormir e brincar. Com frequência, encontramos gatos que apreciam receber carinho, mas isso não se aplica a todos. O que realmente importa é comer, dormir e brincar, não necessariamente nessa ordem, mas muitas vezes sim.

Poderíamos pensar: "Pronto! Não preciso saber mais nada sobre gatos, basta alimentá-los, fornecer uma cama confortável e brinquedos". Porém, essa é uma concepção equivocada. Dentro do universo felino, que é simultaneamente tão semelhante e tão diferente, encontraremos ao longo de nossa jornada como amantes dos gatos uma ampla variedade de temperamentos, preferências, manias, hábitos e comportamentos quase obsessivos-compulsivos.

LOCAIS ONDE SÃO PERMITIDOS E PROIBIDOS

A primeira dica para garantir a felicidade de um gato é conhecê-lo, descobrir onde ele gosta e onde não gosta de receber carinho. A maioria dos gatos tolera afagos na cabeça, especialmente perto das orelhas e no focinho. Muitos também gostam de carinho nas costas, mas patas, rabo e barriga são áreas que nem sempre os gatos permitem serem tocadas. Alguns gatos podem se sentir vulneráveis se tocados nesses locais.

ALIMENTAÇÃO

Oferecer comida (ração) e água sempre frescas deixará um gato feliz, mas é importante tomar cuidado com a obesidade. O excesso de comida também pode ser prejudicial, assim como o hábito de beber água corrente. A maioria dos gatos aprecia beber água corrente, afinal, quem não gosta de se refrescar em uma cachoeira? No entanto, esse hábito pode ser perigoso, pois alguns gatos param de beber água da vasilha e podem desenvolver problemas urinários. Se o seu gato adquiriu esse hábito, ele pode se beneficiar de uma fonte de água própria para animais. Aqui estão algumas dicas de como estimular seu gato a beber mais água.

Alguns questionam: "Meu gato é muito exigente, só come a ração quando a colocamos na hora. Ele não quer comer a que fica na vasilha por algumas horas". E eu sempre respondo: "Você gostaria de ir a um restaurante e comer uma refeição preparada no dia anterior?". Portanto, o gato não é exigente, ele simplesmente não é tolo.

DESCANSO PROLONGADO 

Os felinos desfrutam de um sono que pode chegar a 18 horas por dia, um período realmente considerável. Embora seja mais do que o que os humanos costumam dormir, quem disse que nossa quantidade de sono está correta e eles que dormem excessivamente? Eu acredito que nós, humanos, dormimos menos do que deveríamos. Se tivéssemos o mesmo tempo de sono que os gatos, não haveria tanta preocupação com trivialidades ou realização de tarefas indesejadas. O tempo se tornaria mais valioso. E isso é exatamente o que os gatos fazem: eles aproveitam cada segundo acordados, seja para comer ou brincar.

DIVERSÃO LÚDICA 

Há uma infinidade de brincadeiras que poderíamos discutir durante dias, mas, de forma geral, os gatos brincam porque simulam a caça. Eles são exímios caçadores, e qualquer brincadeira que envolva a "caça" deixa um gato feliz. O brinquedo mais popular é uma varinha com penas na ponta, simulando um pássaro voando. Esse é realmente incrível, mas bolinhas de papel também fazem sucesso no mundo felino. Brincar com seu gato alivia o estresse, libera as tensões do dia a dia, deixa seu gato mais feliz e ainda ajuda a queimar calorias.

AMIGO OU INIMIGO? 

Os gatos podem ser felizes tanto sozinhos quanto acompanhados. Em geral, eles têm um comportamento solitário, mas quando adotados juntos, dois ou mais gatos podem se tornar amigos inseparáveis. Eles gostam de se lamber, brincar, correr e compartilhar a comida. Essa interação acontece tanto dentro de casa como na natureza.

BANHO DE SOL MATINAL 

Os gatos adoram tomar sol, e muito sol. Eles gostam de se espreguiçar por horas na varanda ou no quintal, aproveitando o calor que o astro rei proporciona. No entanto, os gatinhos também podem desenvolver câncer de pele, especialmente aqueles com pelagem branca ou áreas brancas. Nesses casos, não é aconselhável permitir que eles fiquem expostos ao sol por muitas horas, especialmente nos horários de pico. Se possível, utilize um protetor solar específico para gatos.

ENRIQUECIMENTO DO AMBIENTE 

Alguns gatos gostam de se esconder, enquanto outros preferem escalar. É importante descobrir qual é a preferência do seu gato e, se ele gosta de se esconder, você pode providenciar caixas de papelão, tocas para dormir e caixas de areia com tampa. Se o seu gato gosta de escalar, não hesite em instalar prateleiras em sua casa. Você verá como isso trará grande alegria para o seu felino.

CAIXAS DE PAPELÃO 

Se a curiosidade matasse, não haveria mais gatos no planeta, pois quem tem um gato sabe o quão curiosos eles são. Não podemos voltar do mercado com sacolas, nem mesmo brincar com um gato na rua, pois logo o nosso gato sente o cheiro em nossas roupas e coloca a cabeça dentro de todas as sacolas e caixas que trazemos da rua. Para deixar um gato feliz, basta trazer algo novo da rua, como uma simples caixa de papelão do mercado, e permitir que ele entre e se divirta à vontade.

ESTABILIDADE 

Assim como os gatos são curiosos, eles detestam mudanças. Evite alterar a marca da ração (a menos que seja indicado pelo veterinário), não mude a localização da vasilha de comida, não troque a marca da areia, não compre um sofá novo, não troque de parceiro ou faça novas amizades, não mude seu horário de trabalho e assim por diante. Mantenha sua vida exatamente como estava quando você adotou seu gato, até o fim de sua vida.

É claro que tudo isso é um exagero, e ninguém seguirá essas regras à risca. No entanto, se os gatos fossem os governantes de nossas vidas (bem, eles já são em certa medida), não teríamos permissão para fazer qualquer mudança, pois os gatos apreciam a rotina. Se possível, tente seguir algumas dessas dicas para que seu gato se sinta mais satisfeito. Se precisar fazer alguma alteração em sua vida ou na vida do seu gato, dê a ele duas semanas de adaptação, pois esse é o tempo médio que um gato leva para se ajustar a uma nova situação. Mas lembre-se, se algo estiver incomodando o gato, mude imediatamente para evitar estresse no seu felino.

Por último, mas não menos importante, AME seu gato. Dê a ele todo o amor e carinho que ele merece, e em troca terá o melhor amigo que um ser humano (ou ser humano) pode ter.

Então, faça seu gato feliz!

Veja também:

Postar um comentário

0 Comentários