Ao tomar a decisão de adotar um animal de estimação, é essencial fazer uma escolha cuidadosa e obter o máximo de informações possível sobre o companheiro escolhido. É fundamental empenhar-se em garantir que o animal se sinta confortável em seu novo lar e crie um vínculo afetivo com seu dono. Essa orientação também se aplica aos gatos.
Os felinos são animais amplamente apreciados como companheiros de estimação. Eles são de fácil manejo e não demandam uma quantidade excessiva de atenção por parte dos proprietários. Entretanto, há certos comportamentos que desagradam os gatos, muitas vezes cometidos inadvertidamente pelas pessoas. Conheça essas atitudes e evite-as, garantindo assim a felicidade do seu animal de estimação.
Carinho na região abdominal
Ao contrário dos cães, os felinos não apreciam ser acariciados nessa área. A região abdominal é considerada vulnerável para os gatos, sendo o estômago especialmente sensível. Tocar essa parte do corpo pode desencadear uma resposta defensiva, levando o animal a reagir de forma agressiva.
Escovação
Esses animais possuem personalidades fortes e nem sempre se sentem confortáveis com a escovação. Alguns podem tolerar escovas de cerdas macias, principalmente se forem familiarizados com essa prática desde filhotes.
Sons altos
A audição dos gatos é extremamente aguçada, portanto, ruídos intensos podem causar grande desconforto ao felino. Eles ficam em estado de alerta nessas situações.
Água Gatos
são naturalmente higiênicos e preferem se limpar através de lambidas em vez de tomar banho. Portanto, a água não é algo que eles apreciam.
Corte de unhas
É bastante desafiador encontrar um gato que tolere o uso de um cortador de unhas. Eles preferem diminuir o tamanho das unhas arranhando e afiando-as.
Viagens de carro
Os gatos são criaturas de hábitos e preferem ficar em seu território e seguir uma rotina estabelecida, por isso não apreciam mudanças, como viajar de carro. Além disso, eles podem facilmente ficar enjoados devido aos movimentos do veículo, o que pode resultar em vômitos.
Restrição de movimento
Qualquer animal não gosta de se sentir preso, e o mesmo acontece com os gatos. Eles ficam tristes e angustiados quando são mantidos em algum lugar e valorizam a liberdade de se movimentar pela casa.
Introdução de outros gatos em seu território
A menos que já tenham sido previamente apresentados, os gatos geralmente não gostam da presença de outros gatos. Eles são animais territorialistas e podem considerar o outro felino uma ameaça ao seu espaço.
Carinhos bruscos
Fazer carinho em um gato com muita força ou brincar de maneira bruta com ele provavelmente o irritará. Como resultado, ele pode reagir fugindo, arranhando ou mordendo.
Veja também:
0 Comentários